14 de março de 2015

0

Da poltrona da mamãe à cadeira elétrica



Escrevi há tempos que desde garoto eu tinha gosto em desenhar plantas baixas da casa onde eu iria morar quando eu crescesse. Um detalhe nunca faltava: uma poltrona onde eu indicava com uma flecha vermelha e letras grandes - POLTRONA DA MAMÃE.

Uma leitora assídua comentou que se ela fosse desenhar uma casa agora, não teria a "poltrona da mamãe" mas a "cadeira elétrica da mamãe". E terminou assim: “Ai, como é forte a raiva que a gente sente às vezes, mesmo das pessoas que a gente ama, não é? Por isso o divã é uma luta... vai o analista dizer que você quer matar sua mãe eletrocutada - ainda que simbolicamente, claro - e a primeira reação é negar, negar, até a morte!”

A leitora expressou de forma tragicômica essa ambiguidade que frequentemente nos dilacera, a qual Elis Regina entoava como só ela:

“As aparências enganam aos que odeiam e aos que amam
Porque o amor e o ódio se irmanam na fogueira das paixões”.


A psicanálise leva essa ambiguidade muito a sério, radicalmente: amor e ódio não são antípodas mas sim dois lados da mesma moeda. O amor, diz Lacan, é um enamoramento, une énamouration. Mas Lacan não seria Lacan se não o dissesse de forma provocativa e equívoca, criando um neologismo : hainamouration (haine, em francês, é ódio). Lacan brinca com a homofonia existente entre énamouration et hainamouration. Assim, l’amour est une hainamouration, misto de amor e ódio, “amódio” como se costuma traduzir em português.

É justamente essa ambiguidade do amor expressa em hainamouration que faz com que a “poltrona da mamãe” se transforme muitas vezes na “cadeira elétrica para a mamãe”, no coração do mais amoroso dos mortais. Ainda que, revoltado contra si mesmo e o que lhe parece totalmente insano – “como posso odiar mamãe? (!!!)” - sua primeira reação seja a de negar até a morte: “odiar mamãe? Jamais, jamais! Mamãezinha querida: eu sempre te amei e sempre vou te amar...”

E não é por menos. O amor não é tarefa nada fácil pois é fruto, não da completude, mas de nossa própria divisão, da falta. Por isso, a gente esbraveja, esperneia, ama, desama, odeia, mas nada, nada, nada, nada, nada, nada, nada é mais eletrizante, mobilizador – mobiliza-dor - do que o amor. Hainamouration, do nascimento até a morte: não adianta negar. Faz parte: a mais grandiosa.

Si je commence par l’amour,
c’est que l’amour est pour tous,
− ils ont beau le nier, −
la grande chose de la vie.


Baudelaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário