22 de maio de 2013

0

Surpresas do Redentor



Alemãzinhas de Cristo

As alemãzinhas quiseram ir ao Corcovado hoje: melhor aproveitar o sol, nunca se sabe o dia de amanhã. Entraram na internet para saber ao certo os horários: nunca se sabe também o que o Redentor nos reserva. Nunca mesmo. De mais a mais, alemão que se preza não gosta de ser pego de surpresa, melhor prevenir. 


Mein Gott! Que baita surpresa: a partir de hoje, 21 de maio, novas regras para venda de ingressos para o Cristo Redentor, dizia o site. Hoje, logo hoje. Para subir de trenzinho, UNICAMENTE pela internet e com reserva SÓ PARA O DIA SEGUINTE; se for de van, somente no Largo do Machado. Justificativa da Prefeitura: acabar com o transporte pirata e evitar o tumulto na região.


Meu Cristo! Sei não, nada contra organização, evitar tumulto, pirataria. Em relação às vans, vá lá. Mas essa de ter que reservar o ingresso OBRIGATORIAMENTE DE VÉSPERA, vai deixar muita gente em falta com Cristo. 


Por dois motivos, creio eu. O primeiro diz respeito ao próprio site do Corcovado (www.corcovado.com.br), onde fazer reserva é uma verdadeira via crucis. Tudo bem que é para visitar o Cristo, mas ele não merece isso. O segundo diz respeito ao seguinte: hoje, o céu está azul, dia lindo, ensolarado, visibilidade perfeita, e amanhã? Como é que um turista pode saber de véspera se o Cristo vai estar ou não encoberto? Penso que o trenzinho bem poderia ter ficado de fora dessa obrigatoriedade, dessa obsessão tão própria ao nosso tempo de tornar TUDO PREVISÍVEL, até as coisas mais simples e imprevistas da vida. Será que em breve teremos que reservar na internet um picolé ou uma cadeira de praia para o dia seguinte?

Ainda bem que as alemãzinhas sabem o que é dever. Resolveram não arriscar, ouvir a voz da razão: vai que amanhã o Redentor tem outra surpresa ou São Pedro resolve aprontar? Deixaram  de lado o trenzinho assim como as promessas que lhes fizemos de ver macaquinhos durante o passeio na floresta. Mais do que rapidamente, se enfiaram na primeira van e lá se foram ver o Cristo. Sorte delas: com Kant e o Redentor não se brinca.

PS: tão logo acabei de escrever, recebi o seguinte email:

“Entrei agora no http://www.ingressocomdesconto.com, que vende os tickets para o Corcovado. Eles estão vendendo para hoje. Acho que perceberam a burrice que estavam fazendo...”

Não falei que nunca se sabe as surpresas que o Redentor nos reserva?

Nenhum comentário:

Postar um comentário